praça da liberdade

História da Savassi

"Há 60 anos era inaugurada uma padaria que acabou batizando a praça, o bairro e um estilo de vida."

Quando a praça Diogo de Vasconcelos foi inaugurada, nos primeiros anos da nova capital mineira, era difícil prever que a região se transformaria em um dos pontos mais badalados de Belo Horizonte. Porém, foi com o sobrenome dos Savassi, dado a uma padaria pertencente a uma família de imigrantes italianos que o lugar ficou famoso. Inaugurada em 1939, a Padaria Savassi veio juntar-se a outros estabelecimentos, como os bares de Espanhol e do Português, o armazém Colombo, o Açougue Vila Rica e a Pensão Magnífica.

Nos anos seguintes o apelido Savassi pegou no lugar, onde, já nesta época, a elite do poder passeava e os estudantes do Colégio Padre Machado fazia ponto de encontro e de paquera. Nos anos 50, o rock começava a chegar em Belo Horizonte, e a região se firmava como parada obrigatória para os belo-horizontinos mais "abonados". Nesta época foi inaugurado o Cine Pathé.

Na década de 60 a praça ganhou o pirulito, originalmente criado para ocupar a Praça Sete. A região já se firmava como área comercial. Nos anos 70 o tráfego se intensificou, transformando a praça num dos lugares mais movimentados da capital e o pirulito, depois de dezesseis anos, acabou voltando para seu local original.

Os anos 80 chegaram e a Savassi ganhou alguns quarteirões fechados, o que criava um ponto de parada de gente de todas as idades, que procuravam uma paquera ou uma sombra para descansar. O trânsito se tornou cada vez mais tumultuado, mas isso não impedia a badalação noturna da região. Já nos anos 90, a região ganhou o nome oficial de Savassi e uma área demarcada.

A Savassi continua construindo sua história, agora no final do século, com a mesma efervescência cultural e noturna de sempre. Não faltam restaurantes, bares, boates, lanchonetes e tudo mais que rimar com diversão. O comércio continua jovem e moderno bem como seus freqüentadores que são o símbolo da vida diurna e noturna da região.

Área da Savassi
O projeto de Lei, de autoria do vereador José Lincoln Magalhães, oficializa como "Região da Savassi"
a seguinte área:

Começa na Praça Tiradentes, na confluência da Av. Brasil com Av. Afonso Pena. Segue a Av. Brasil até a Praça da Liberdade, incluindo toda a praça, sobe pela rua da Bahia até a Av. do Contorno, segue esta até a Praça Milton Campos, e dali pela Afonso Pena até a Av. Brasil, fechando sua delimitação na Praça Tiradentes.